O papel da mulher * 8 de março

0
Olá,
Em complemento a iniciativa da exposicão “Eu (te) apago, tu (me) apagas e nós (nos) apagamos”, este Fórum propõe  aprofundar o diálogo entre indígenas e não indígenas e contribuir para a comprensão de um novo mundo de relações que compõe nossa sociedade contemporânea, constituída da coexistência com diversos povos indígenas ameaçados.



Local:
Auditório Paulo VI, ao lado do espaço da exposição
PUC-SP, R. Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo
Dias: 8 (de 10 às 18:00 horas) e 9 de Março (de 10 às 17:00 horas) de 2013

Programa das atividades :
Dia 8 de Março :

10:00 – Abertura do Fórum : O diálogo dos indigenas e dos não indígenas e a parceria entre a associação francesa Terre Indigène e o projeto Indios na Cidade da organização Opção Brasil, com Cláudia Camposs (artista plástica, arte-educadora e presidente da associação francesa Terre Indigène) e Marcos Júlio Aguiar (indigenista e coordenador do “Projeto Indios na Cidade”
11:00 _ pausa café
11:15 - O papel da mulher indígena no contexto urbano  e um pouco sobre sua experiência no Festival Brésil : Les peuples indigènes d’aujourd’hui na cidade de Beynes na França em 2012, com Chirley Maria de Souza Almeida Santos, representante do povo Pankará (funcionária e militante do “Projeto Indios na Cidade”, coordenadora pedagógica deste Projeto e dos CECI (Centros de Educação e Cultura Indigena da Prefeitura de São Paulo) Tenondé, Krukutu e Jaraguá))
12:15  - canto e dança tradicional com o povo indígena Kariri Xocó
12:30 – pausa
14:00 -  Um pouco mais das ações do Projeto Indios na Cidade, com Marcos Júlio Aguiar  (coordenador do projeto Indios na cidade – Opção Brasil)
15:30 – pausa
15:45 – O artesanato como fonte de renda para algumas comunidades indígenas em meio urbano, Avani Florentino (Artesã indígena, atual presidente do Conselho Municipal dos Povos Indígenas de São Paulo – COMPISP, ex-conselheira indígena no Ministério da Cultura, representante do Povo Indígena Fulni-Ô, militante do “Projeto Indios na Cidade”)
16:30 às 17:30 – roda de conversa

Dia 9 de Março:
10:00 – a Literatura nativa ou indígena : com  Olívio Jekupé, (escritor indígena Guarani, autor de literatura infanto-juvenil, atual representante indígena no Ministério da Cultura, presidente da Associação Guarani Nhe'em Porã da Terra Indígena Krukutu). Um pouco de sua experiência como autor e sobre o conteúdo de sua obra literária.
11:00 - Lançamento do último livro de Olivio Jekupé.
11:15 _ pausa café
11:30 – A Arte Indígena e a Contemporaneidade, com Budga Deroby (Artista Plástico e Professor de Arte, representante do Povo Nhambiquara e militante indígena em contexto urbano)
12:30 – pausa
14:00 - A invisibilidade indígena na cidade de São Paulo : “Políticas afirmativas e resistência com Chirley Maria de Souza Almeida Santos, representante do povo Pankará  (funcionária e militante do “Projeto Indios na Cidade”, coordenadora pedagógica deste Projeto e dos CECI (Centros de Educação e Cultura Indígena da Prefeitura de São Paulo) Tenondé, Krukutu e Jaraguá)
15:00 – Um pouco mais das ações do “Projeto Indios na Cidade”, com Marcos Júlio Aguiar  (coordenador do projeto indios na cidade – Opção Brasil)
15:30 – O projeto de exposição “Eu (te) apago, tu (me) apagas e nós (nos) apagamos” em presença das artistas plásticas Cláudia Camposs e Teresinha Chiri
16:30 às 17:00 – roda de conversa e conclusões sobre o Fórum


Se voce quiser participar, inscreva-se gratuitamente, obrigada!

 
Claudia Camposs

Atelier Brasil

0
Claudia Camposs expõe com Teresinha Chiri na PUC-SP
a exposição “Eu (te) apago, tu (me) apagas e nós (nos) apagamos” propõe a reflexão a cerca do impacto do apagamento do meio-ambiente e das culturas indígenas através de instalações e pinturas.
As obras em exposição têm como objetivo repensar, de maneira poética e crítica, questões cruciais contemporâneas que viabilizam a extinção, tanto dos recursos naturais quanto das relações com as culturas nativas. Na ordem ambiental, a devastação e escassez dos recursos naturais e seu conseqüente impacto sobre a fauna, a flora e o reino fungi. Na ordem humana, a importância da nossa coexistência com os diversos povos indígenas, onde um novo mundo de relações é constituído.

Abertura: Sábado, dia 23/02/2013, às 11h, com a presença das artistas

Local: Espaço Cultural Biblioteca Nadir Kfouri (PUC-SP). Endereço: rua Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo - SP. Info.: (11) 3670-8021 e 3670-8267.

Período expositivo: de 20/02 a 27/03/2013.
Horário: de segunda a sexta, das 7h30 às 22h; e sábado, das 8h às 17h. Entrada franca.

camisetas em prol dos animais

0

abre aspas

só é novo o que estava esquecido

Das iniciativas, Goethe

Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos, a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente a providência move-se também.

Para nos ajudar ocorre toda uma série de coisas, que de outra forma não teria ocorrido. Brota da decisão uma corrente de acontecimentos fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros, e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer possa fazer ou sonhe que o possa, faça-o! Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora.