virada cultural 2 e 3 de maio!

0

Memorial da América Latina

Plantado em 84.480 m2, no bairro da Barra Funda, o Memorial é um convite permanente às manifestações artísticas e científicas latino-americanas, um apelo para que elas façam do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer a sua casa em São Paulo.

A idéia generosa de solidariedade e união latino-americana é tão antiga quanto as lutas no séc. XIX de Simón Bolívar, José Marti e San Martin por um continente livre e fraterno. A “Pátria Grande” vislumbrada por eles, porém, ficou esquecida no passado. Nos anos 80 do séc. XX, especialmente os brasileiros precisavam redescobrir a América. Os hispano-americanos também pareciam desconhecer a proximidade histórica, lingüística e cultural de seus vizinhos de língua portuguesa.

Era preciso lembrar quem somos a nós mesmos. Para isso foi inaugurado em 18 de março de 1989 o Memorial da América Latina, com o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro. Assim, o Memorial nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.

Desde então ele vem cumprindo seu papel. O Memorial fomenta a pesquisa e divulga seus resultados. Apóia a expressão da identidade latino-americana e incentiva seu desenvolvimento criativo. Coordena iniciativas de instituições científicas, artísticas e educacionais do Brasil e de outros países ibero-americanos. E difunde a história dos povos latino-americanos às novas gerações de estudantes.

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664.
Telefone: 11 3823.4600.


20h00

ESCENAS FLAMENCAS – Raies Cia de Dança Flamenca

Sinopse:

Espetáculo que reúne o tradicional e o moderno da música e dança flamenca, por meio do toque de castanholas, sapateado e leques.

Início: dia 2 às 20h00





MuBE - Museu Brasileiro da Escultura

Espaço cultural.

Endereço: Av. Europa, 218 - Jd. Europa, CEP 01449000.
Espaço: Salas e palco;
Telefone: 2594.2601.

18h00

Yutaka Toyota



VER
http://viradacultural.org/programacao

Feira Flamenca :: 09 e 10 de maio de 2009

0
Workshop internacional, oficinas, estandes de produtos, mesa-redonda, mostra de dança e muito mais! Participe!
http://www.feiraflamenca.com.br/site/
Clube Paineiras do Morumby ~ 9h às 23h.

abre aspas

só é novo o que estava esquecido

Das iniciativas, Goethe

Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos, a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente a providência move-se também.

Para nos ajudar ocorre toda uma série de coisas, que de outra forma não teria ocorrido. Brota da decisão uma corrente de acontecimentos fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros, e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer possa fazer ou sonhe que o possa, faça-o! Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora.