'O belo com objetivo', o livro em si já é uma obra-de-arte

0
Michelangelo : La Dotta Mano, lançado por ocasião dos 500 anos do início dos afrescos do artista na Capela Sistina, no Vaticano, reproduz 5 gravuras de desenhos e documentos do artista italiano e 83 fotos originais do fotógrafo italiano Aurelio Amendola. O texto do livro é do século 16 e relata a vida de Michelangelo. Ele foi escrito por um amigo do artista, o pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari, conhecido principalmente por suas biografias das personalidades mais criativas de seu país. É o livro contemporâneo mais caro do mundo: custa 100 mil euros, cerca de 260 mil reais.

O livro é a síntese de um minucioso e sofisticado processo de produção, que resgata a riqueza artística dos séculos 15 e 16, a época do Renascimento Italiano. A suntuosa obra de 24 quilos e 264 páginas reúne inúmeras preciosidades. A começar pela capa do livro, que contém uma escultura em mármore de Carrara, uma réplica da Madonna della Scala, uma das primeiras obras de Michelangelo, realizada quando ele ainda era adolescente e que pode ser vista, hoje, em Florença, na Itália, na casa Buonarroti, sobrenome de Michelangelo. A reprodução da escultura foi feita com o material tirado exatamente da mesma pedreira - Il Polvaccio - onde Michelangelo costumava adquirir o mármore para suas principais criações, como a Pietá. O veludo de seda que cobre a capa é confeccionado em teares antigos, o que permite produzir somente oito centímetros de tecido por dia. O luxuoso papel é fabricado com algodão puro, fibra por fibra, à mão. Uma marca d’água impressa, realizada com uma técnica utilizada no século 14, grava a assinatura de Michelangelo em cada página do livro.

Antonio Pistilli, diretor da filial da editora italiana FMR, em Paris, diz que inúmeros ateliês de artistas e artesãos trabalharam na realização do livro. A equipe colocou, lado a lado, especialistas em encadernação, impressão gráfica, caligrafia, fotolitogravuras. Esse pólo artístico e cultural, batizado de Officina del Splendore, será responsável por essa coleção, intitulada Book Wonderful, cuja garantia é de 500 anos. A durabilidade é devida, em parte, ao papel que não contém ácidos nem derivados de clorina, que causam a deterioração do material com o tempo.

http://www.rfi.fr/actubr/articles/105/article_12985.asp

Michelangelo em São Paulo

0
As esculturas são réplicas em gesso, dificilmente obras como estas saem de seu país de origem, do gênio renascentista italiano. Entre as 25 peças estão obras como Davi, Pietà Rondanini e Busto di Bruto. As estátuas preparadas com base nos moldes originais, especialmente para o Brasil, possuem selo de autenticação da Gipsoteca Dell’Istituto Statale d’Arte, de Florença.

Apesar de se dedicar amplamente à escultura e à pintura, Buonarroti, o artista que libertava as figuras do mármore nunca abandonou o lápis. Dois de seus valiosos desenhos originais – Madonna col Bambino, de 1525, e Nudo di Schiena, de 1504/1505 – foram cedidos pela Fondazione Casa Buonarroti. Eles jamais saíram da Itália antes. Os especialistas italianos Patrizia Pietrogrande e Eugenio Martera, responsáveis pela curadoria da mostra, ao lado de Jacob Klintowitz, curador-geral do MuBE, fizeram um panorama didático das artes nos períodos anterior e posterior a Michelangelo, dividindo a exposição em partes. Uma delas traz obras de artistas contemporâneos ao italiano, como Jacopo della Quercia e Andrea Verrocchio. Em outra, há artistas posteriores, como Gian Bernini e Vincenzo Danti. Completando a mostra, dez grandes painéis de fotografias expõem mais esculturas de Michelangelo. As imagens são de autoria de Aurelio Amendola, dedicado a documentar a obra do artista.

Michelangelo em contexto
de 5 out até 30 nov
MuBE, R. Alemanha, 221 (esquina com Av. Europa)
2ªf grátis, 10-19h

http://mube.art.br/

Palestras
06/Out - A Beleza na escultura de Michelangelo desde os modelos clássicos até a herança de seus seguidores. (curadora Patrizia Pietrogrande, fotógrafo Aurélio Amendola e museóloga/designer Francesca Sborgi)

07/Out - Arte e Atitude Contemporânea: Novo Renascimento. (curadora e critica de arte, Kátia Canton)

09/Out - Non Finito. (historiador da arte, Luiz Marques)

10/Out - Michelangelo, Maquiavel e Da Vinci. (diplomata e cientista político, Marcos Troyjo)

11/Out - Michelangelo: Neo-platonismo e a Sexualidade. (economista e professor de história da arte, Rafael Longo)

14/Out - Ciência e Arte no Renascimento. (físico e história da ciência, José Luiz Goldfarb)

16/Out - Arte e Tecnologia na Alta Renascença: em torno de Michelangelo. (artes visuais e tecnológicas, Artur Matuck)

17/Out - Intervenção escultórica na exposição da arquitetura na cidade // As Itinerâncias das Obras Públicas e Suas Poéticas. (escultores, Caciporé e Denise Barros)

21/Out - Astronomia no Renascimento. (físico e astrônomo, Walmir Cardoso)

23/Out - As Forças Políticas na Gestão do Renascimento. (advogado e escritor, Gustavo Korte)

24/Out - Aspectos Simbólicos da Obra de Michelangelo. (arquiteto, Márcio Lupion)

25/Out - Traço Renascentista de Michelangelo. (historiadora da arte, Maria Isabel Branco Ribeiro)

30/Out - Credo Criativo em Michelangelo Buonarroti. (historiador e escritor, Marcos Rizolli)

01/Nov - A Arte Secreta de Michelangelo. (médico e escritor, Gilson Barreto)

10/Nov - A Moda no Renascimento e nos dias de hoje: contextualizações. (artes visuais, publicidade e moda, Silvia Barros de Held)

11/Nov - O Humano e o Divino na Pintura e na Música. (musicólogo e regente, Leonardo Salomon)

13/Nov - Michelangelo: os bastidores políticos e religiosos na produção artística. (educador e design consultor, Auresnede Pires Stephan, Prof. Eddy)

14/Nov - Mecenato das Artes no Renascimento. ( advogada, Prof. Dra. Márcia Regina Bull)

17/Nov - Sabores do Renascimento. (chef, fotógrafo e editor, André Boccato)

20/Nov - A África Subsaariana na Época do Renascimento Europeu. (historiadora, Daniela Moreau)

21/Nov - A Sustentabilidade no Renascimento. (jornalista e comunicador, Ricardo Voltoloni)

30/Nov - Michelangelo: Realizador Transdisciplinar. (diretor cultural do MuBE, Olivio Guedes)

'cerca trova'

0
!procura que encontra... parede atrás de parede: batalha de Da Vinci oculta sob Vasari, no Palácio Vecchio em Florença?

A investigação de Maurizio Seracini começou a partir da inscrição 'Cerca Trova' (em português "procura, encontra") no meio da pintura de Vasari, um afresco do século XVI que retrata a batalha de Marciano, dispondo de tecnologia, supõe que atrás deste pode estar o mural inacabado da Batalha de Anghiari, de Leonardo da Vinci. Da Vinci começou a trabalhar na 'Batalha de Anghiari' em 1505, existem estudos e cópias, o original ainda precisa ser encontrado.

http://www.physorg.com/news4596.html

Incêndio destrói um dos maiores teatros de São Paulo

0
17 ago 2008

Grande parte do patrimônio físico do teatro foi destruída em decorrência do incêndio que atingiu o prédio, localizado na R. Nestor Pestana, 196, na região central de São Paulo. Além da sala principal, a Esther Mesquita, com capacidade para 1.156 lugares, a aparelhagem técnica, de iluminação, palcos, platéia, todos os camarins e cenários das duas peças em cartaz foram completamente destruídas. Dois pianos Steinway & Sons, de Hamburgo, um deles doado pela família Baumgart e estimado em US$ 100 mil, e o outro comprado pela Secretaria de Estado da Cultura com o auxílio da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), também devem ter sido devorados pelo fogo, segundo a diretora artística do Cultura Artística, Gioconda Bordon.

O Cobom (Corpo de Bombeiros) afirma ainda não ser possível determinar a causa do incêndio, que atingiu no começo da manhã as instalações do teatro. Inicialmente, uma explosão em um prédio vizinho ao teatro foi apontada como a causa do fogo. Engenheiros da Prefeitura de São Paulo vão fazer uma vistoria no local para saber se a estrutura do prédio foi comprometida.

O painel de 48 metros de largura por 8 metros de altura assinado por Di Cavalcanti, na fachada do teatro não foi atingido. Histórico, o teatro Cultura Artística foi inaugurado em março de 1950 com a apresentação do maestro Heitor Villa-Lobos.

A sala onde é mantido um rico acervo fonográfico pode ter se mantido intacta, pois é localizada próximo às salas administrativas e ao saguão, segundo os bombeiros estas áreas não foram atingidas. Também a sala Rubens Sverne, menor e com capacidade para 339 lugares, que no entanto entra na estimativa de estragos por ter ficado alagada em virtude do trabalho dos bombeiros. Depois do cálculo dos estragos, o próximo passo é ver como será feita a retomada da programação, com espetáculos até novembro.

http://www.culturaartistica.com.br/

Pedagogia Waldorf, 50 anos no Brasil

0

“50 anos de Contribuição da Pedagogia Waldorf no Brasil”
De 8 a 10 de dezembro, 2006 – SESC Pinheiros – Rua Paes Leme, 195

Confiar em si mesmo. Aprender a fazer escolhas com responsabilidade. Cultivar a força interior que ajuda a superar a visão materialista e dualista do mundo contemporâneo. Rimar aprendizado com entusiasmo. Viver a interação entre homem e natureza.
Essas descobertas, favorecidas e estimuladas pela Pedagogia Waldorf, permitem o desabrochar do indivíduo dotado de autoconfiança, criatividade, flexibilidade, discernimento e propósito, seres que alcançam seu sentido existencial e, por isso mesmo estão bem preparados para contribuir com a humanidade.

http://pedagogiawaldorf50anos.blogspot.com/ > programação de sexta, sábado e domingo: apresentações, palestras e oficinas, confira o programa completo

http://www.anthromedia.net/

Deuses Gregos

0
Deuses Gregos, Coleção do Museu Pergamon de Berlim , 21 de ago a 26 de nov, 2006
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP , Rua Alagoas, 903.
Informações: (11) 3662-7198
* Entrada Gratuita

http://www.faap.br/hotsites/hotsite_grecos/exposicao.htm

abre aspas

só é novo o que estava esquecido

Das iniciativas, Goethe

Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos, a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente a providência move-se também.

Para nos ajudar ocorre toda uma série de coisas, que de outra forma não teria ocorrido. Brota da decisão uma corrente de acontecimentos fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros, e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer possa fazer ou sonhe que o possa, faça-o! Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora.